quinta-feira, 31 de maio de 2012

Acupuntura na odontologia

A acupuntura tem sido uma ferramenta muito utilizada por dentistas, pois trata a saúde do paciente como um todo
Fonte: Revide On-lineTexto: Pâmela Silva - Fotos: Carolina Alves

Confira as Fotos

A acupuntura tem mais de  quatro mil anos, mas seu uso na área odontológica ainda é recente e tem sido uma ferramenta muito utilizada por profissionais da área, pois trata a saúde do paciente como um todo.

Conhecida também como odontologia sistêmica, o tratamento analisa a relação da saúde bucal com o corpo e os aspectos emocional, mental e comportamental do indivíduo. Assim, qualquer disfunção ocorrida na cavidade bucal será visualizada como uma alteração em um sistema em que todo o organismo está envolvido.

Durante o tratamento, o paciente passa por uma avaliação criteriosa baseada na medicina tradicional chinesa, com o objetivo de colher dados relacionados aos seus hábitos, como alterações visíveis em sua saúde geral, métodos de palpação dos músculos envolvidos no processo de dor e desgastes atípicos nas restaurações, ou seja, uma coleta geral de dados do paciente para confirmar se a acupuntura pode ser aplicada. “Após extensa avaliação, o paciente é submetido a sessões de acupuntura sendo reavaliado a cada retorno. Existem técnicas auxiliares como o uso de aparelhos como Hai-hua, maxobustão, uso de ventosas, magnetoterapia ou ainda aplicação de laser e eletroacupuntura”, explica a cirurgiã dentista e acupunturista, Dra. Odinê Rêgo Bechara.

Atualmente, a acupuntura odontológica atrai muitos adeptos que buscam o equilíbrio entre as alterações odontológicas e as condições sistêmicas, visando à plenitude na saúde do paciente.

Além disso, a aplicação desta técnica vem sendo uma das alternativas de tratamento para pacientes que possuem restrição no uso de alguns medicamentos ou quadros de dor.

Segundo a empresária Vera Lúcia Leão, que passou por diversos tratamentos odontológicos, a acupuntura trouxe alívio imediato. “Estava tratando de dores no maxilar há algum tempo, porém o incomodo persistia. Assim que soube do tratamento de acupuntura resolvi experimentar e notei a mudança logo na primeira sessão”, afirma.

A dentista ressalta que esta técnica milenar visa restabelecer a saúde, interferindo e harmonizando a energia do paciente através dos canais de energia onde se encontram os pontos de acupuntura. “Os resultados dos tratamentos são satisfatórios, conquistamos o objetivo sem o uso de medicamentos devolvendo qualidade de vida ao paciente”, argumenta Odinê.

Odinê diz, ainda, que a acupuntura odontológica deve ser utilizada como recurso terapêutico efetivo pelas inúmeras atuações e bons resultados que apresenta, e salienta que como toda ciência que visa uma atuação clínica, esta técnica requer conhecimento e capacitação.

“Promover saúde requer responsabilidade, amor e, sobretudo dedicação. A saúde começa pela boca. Relaciono sempre meu trabalho com qualidade de vida, vislumbrando sempre a possibilidade de educar e conscientizar o paciente de sua responsabilidade frente a sua saúde como um todo”, conclui.

Tratamento milenar
A acupuntura é uma terapia complementar onde através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo humano canais de energia são ativados. A correta estimulação pode trazer muitos benefícios, entre eles, o de analgesia odontológica.

A prática tem como principal objetivo o equilíbrio entre corpo e mente através da manipulação da energia que circula nos canais que se distribuem em rede por todo o organismo.

Dra Odinê lembra que a acupuntura odontológica ganhou destaque devido ao grande número de trabalhos científicos publicados e como em todo e qualquer tratamento a acupuntura requer bom senso e capacitação. “É fato que a acupuntura tornou-se hoje uma opção a mais de terapia, em que o profissional, além de adquirir novos conhecimentos, encontra um campo aberto a novas pesquisas na área da saúde”, finaliza.

Nenhum comentário: