quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Qualidade de Vida e Saúde Bucal


Fonte: Beatriz Pepe NOTÍCIAS Seguros


*Dra. Sandra Ossent
 
Muitas pessoas podem questionar: qual a relação da Odontologia com a Qualidade de Vida? A Qualidade de Vida está diretamente vinculada aos cuidados odontológicos. Não se pode “separar” a boca do corpo e cuidar somente do restante do organismo, pois muitos órgãos dependem, por exemplo, do bom funcionamento da mastigação. Assim, é impossível ser saudável “por completo” e pensar em qualidade de vida se não houver uma boa saúde bucal.  
 
Alguns problemas sistêmicos podem estar relacionados à saúde bucal e, muitas vezes, não são diagnosticados de forma rápida e eficaz. Por exemplo: se os alimentos não são mastigados de forma adequada, a digestão, que deveria se iniciar na boca, não começa da forma correta e, quando o alimento chega ao estômago, é necessário um maior esforço para digerir o alimento, o que significa uma maior liberação de ácido. Esse ácido em excesso pode comprometer as paredes que envolvem o órgão e provocar a gastrite, identificada por meio de dor ou ardor na região estomacal, o que reduz a qualidade de vida do indivíduo.
 
Outro exemplo importante está relacionado ao mau posicionamento dos dentes ou à falta deles. Estas situações podem provocar um desequilíbrio na mastigação e sobrecarregar a musculatura da face e do pescoço, provocando dor em toda a região da cabeça e pescoço. Estudos mostram, ainda, que a doença periodontal está diretamente relacionada com a endocardite bacteriana, uma doença cardiovascular.
 
Esses são apenas alguns exemplos da relação direta entre saúde bucal e bem-estar físico, que faz parte da Qualidade de Vida. Além disso, um dos fatores mais importantes quando falamos em Qualidade de Vida é o indivíduo sentir-se bem e aceito socialmente. Nesse caso, um sorriso bonito e saudável pode ajudar o desenvolvimento da autoconfiança e a facilitar a integração com a sociedade. 
 
Por isso, também é importante contar com um profissional de confiança, que possa orientar sobre hábitos saudáveis como: correta escovação, uso do fio dental, dieta, entre outras informações, além de apresentar soluções adequadas para cada caso e encaminhar para especialistas, quando necessário. 
 
As empresas devem considerar o papel da saúde bucal na qualidade de vida no momento de elaborar um pacote de benefícios, como fator gerador de produtividade, retenção de talentos e fidelização.
 
É importante lembrar também que as doenças da boca (cárie e doença periodontal) podem ser prevenidas por meio de medidas simples, como a correta higienização dos dentes, alimentação saudável e visitas periódicas ao dentista. Se os aspectos odontológicos não forem considerados, não teremos condições de dizer que um indivíduo é saudável, comprometendo sua qualidade de vida. 
 
*Dra. Sandra Ossent é coordenadora do Porto Seguro Odontológico

Nenhum comentário: